Segurança

Deputados e especialistas sugerem marcação de munições para facilitar investigação de crime com arma

22/05/2019 - 20:19  

Deputados, especialistas, policiais, peritos e representantes do Exército e do Ministério Público Federal apontaram a necessidade de marcação nas munições como maneira de facilitar a investigação de crimes cometidos por arma de fogo. O assunto foi debatido nesta quarta-feira (22) em audiência pública da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

A audiência foi realizada com o objetivo de discutir a necessidade de rastreamento e marcação de armas e munições. Representantes de empresas fabricantes de armas não participaram do evento.

Um dos autores do pedido de realização da audiência pública, o deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ), criticou a legislação atual para as munições. “Nosso controle sobre as munições é muito precário. Temos uma única fábrica no Brasil produtora de munições e ela só marca as munições vendidas para os agentes de segurança pública, para o Exército, Marinha e polícias. Para os clubes de tiros e segurança privada não são marcadas e não tem como ser rastreadas. Isso é inadmissível”, disse.

Licia Maria Said de Lavor, perita criminal chefe da Divisão de Pesquisa, Padrões e Dados Criminalísticos da Diretoria Técnico-Científica da Polícia Federal, admitiu que a marcação poderia facilitar as investigações de crimes. “Em termos de investigação, a numeração da munição pode ajudar”, considerou.

No Brasil, ocorrem cerca de 60 mil homicídios por ano e quase 70% deles são cometidos mediante o uso de armas de fogo.

Reportagem - Lincoln Macário
Edição - Antonio Vital

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.