Segurança

Proposta cria sistema nacional de informações sobre procurados pela Justiça

06/05/2019 - 10:44  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Sessão não deliberativa de debates. Dep. Aluisio Mendes (PODE-MA)
Projeto de Aluisio Mendes prevê ampla divulgação do cadastro

O Projeto de Lei 1346/19 cria o Sistema Nacional de Informações sobre Pessoas Procuradas pela Justiça, que deverá ser disponibilizado aos órgãos de segurança pública. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

A proposta foi apresentada pelo deputado Aluisio Mendes (Pode-MA). De acordo com o projeto, o governo federal definirá a entidade que centralizará a implementação, coordenação, operação e controle do cadastro com os dados dos foragidos. A União e as unidades da Federação deverão alimentar o sistema com base em informações recebidas pelo Poder Judiciário.

O cadastro deverá ser divulgado e disponibilizado aos órgãos públicos e às entidades privadas que colaboram na localização de foragidos, inclusive para a divulgação nos meios de comunicação.

O texto prevê ainda que o Poder Executivo disponibilizará um número telefônico gratuito, de âmbito nacional, para fornecimento e recebimento de informações relacionadas ao cadastro.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1346/2019

Íntegra da proposta