Segurança

Maia critica Moro e diz que pacote anticrime será votado após Previdência

“Ele é funcionário do presidente Bolsonaro. Então, o presidente é que tem que conversar comigo", disse o presidente da Câmara

20/03/2019 - 20:11  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara dos Deputados, Dep. Rodrigo Maia (DEM-RJ) concede entrevista
Para Rodrigo Maia, Moro conhece pouco a política

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, criticou nesta quarta-feira (20) o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, por ter defendido a tramitação simultânea do pacote anticrime com a reforma da Previdência.

Na avaliação de Maia, Moro descumpriu um acordo com o governo ao sugerir nesta quarta, durante o lançamento da Frente Parlamentar da Segurança Pública, a antecipação da votação do pacote anticrime.

“Eu acho que ele conhece pouco a política. Eu sou o presidente da Câmara e ele é funcionário do presidente Bolsonaro. Então, o presidente é que tem que conversar comigo. Ele está confundindo as bolas. Está ficando uma situação ruim para ele, porque ele está passando daquilo que é responsabilidade dele”, disse Maia, após se encontrar com Paulo Guedes no Ministério da Economia.

O presidente da Câmara disse que Moro copiou partes dos projetos sugeridos por comissão coordenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e afirmou que o pacote anticrime só será analisado após a reforma da Previdência.

"O projeto é importante, aliás ele [Moro] está copiando o projeto do ministro Alexandre de Moraes, copia e cola, não tem nenhuma novidade. E nós vamos apensar um ao outro, o projeto prioritário é o do ministro Alexandre de Morais, que será votado, no momento adequado, depois da Previdência”, disse Maia.

Ouça essa matéria na Rádio Câmara

Maia também considerou que Moro tenta interferir na escolha de relatores. “Quando o Parlamento quer indicar nomes para o governo, é toma-lá-dá-cá, quando eles querem indicar relator aqui e interferir no processo legislativo, não é. Vai votar e vai avançar porque essa é uma prioridade da Câmara desde o ano passado, antes de ele pensar em ser ministro”, finalizou Maia.

Na última sexta-feira (15), Maia determinou a criação de um grupo de trabalho formado por sete deputados para analisar as mudanças promovidas na legislação penal e processual penal pelos projetos de lei 10372/18, 10373/18 e 882/19, este último proposto por Moro. Os textos abrangem medidas de combate à violência e tramitam apensados.

O grupo parlamentar será coordenado pela deputada Margarete Coelho (PP-PI). Eles vão trabalhar em conjunto com o grupo criado no ano passado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para discutir políticas de segurança pública, que é presidido por Moraes.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.