Segurança

Gabinete da intervenção no Rio prepara plano estratégico para novo governo

19/09/2018 - 15:12  

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Segurança - geral - favelas intervenção federal Exército militares violência
Intervenção na segurança do Rio de Janeiro termina no fim do ano

O gabinete da intervenção na área de segurança pública do Rio de Janeiro já está trabalhando em um plano estratégico de longo prazo para repassar ao novo governo estadual, a ser eleito em outubro. A intervenção termina no fim do ano. As informações são de Sérgio Senna, consultor legislativo que participa do Olerj, um observatório da intervenção criado pela Câmara dos Deputados.

Sérgio Senna explica que o trabalho do gabinete enfrentou vários problemas administrativos nos meses iniciais. O Rio de Janeiro também tem problemas financeiros e passa por um programa de recuperação fiscal. O consultor cita, por exemplo, dificuldades para compras simples de material.

"O primeiro trabalho que nós vimos acontecer na intervenção foi a capacitação das pessoas e a reestruturação das equipes para poder fazer esse trabalho para, num segundo momento, começar a aquisição. Isso sem falar na demora legislativa. A intervenção começou em fevereiro. No entanto, demorou a se arrumar a parte legislativa, os decretos, a parte infralegal; de tal forma que só em julho é que se teve o pessoal para começar os processos efetivamente", relatou.

Formação de policiais
O consultor afirma que também existe muita dificuldade de planejamento em função do deficit de equipamentos e materiais e até de recursos humanos. Ele dá o exemplo da formação de pessoal com o curso de aperfeiçoamento de sargentos.

"Fazia doze anos que não tinha um curso desse. Outra coisa que nós identificamos lá foi ingerência política nas carreiras. Por exemplo, o policial militar não precisava fazer o curso para ser promovido. Aí não tinha curso. Isso causa distorções muito grandes”, informou.

Ouça esta reportagem na Rádio Câmara

Outro problema citado por Senna foi a redução da duração dos cursos de formação. “Com aquele projeto das UPPs precisaram de uma grande quantidade de policiais. Tinha UPP com 700 policiais e tinha batalhão com 200. Para dar vazão, eles reduziram a duração do curso. Então teve turmas de policiais sendo formados em dois meses", destacou.

Segundo Sérgio Senna, o estado do Rio teria de ter 23 mil policiais civis, mas tem apenas 9.100.

Ocorrências
De acordo com o boletim do Olerj de agosto, as ocorrências policiais em julho deste ano foram menores que a média para o mesmo mês entre 2011 e 2017. Mas os homicídios por intervenção policial passaram de uma média de 54 para 129.

Além de fiscalizar o processo da intervenção na área de segurança pública do Rio, o Olerj acompanha as demandas da sociedade e deve estimular a elaboração de propostas que busquem solucionar os problemas identificados.

Reportagem – Sílvia Mugnatto
Edição – Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.