Segurança

Comissão aprova uso de Fundo de Segurança para combater violência contra a mulher

26/05/2017 - 11:53  

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprovou o Projeto de Lei 6129/16, do deputado Flavinho (PSB-SP), que inclui os programas de combate e prevenção de violência contra a mulher entre os projetos que podem receber recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Jozi Araújo (PTN-AP)
Jozi Araújo recomendou a aprovação da proposta para reduzir a situação de vulnerabilidade das mulheres

Atualmente, a Lei 10.201/01, que institui o fundo, estabelece uma lista com exemplos de projetos apoiados com recursos do fundo. Entre eles estão programas de prevenção ao delito e à violência e de reequipar, treinar e qualificar polícias civis e militares, bombeiros e guardas municipais.

O texto também altera a Lei Maria da Penha (11.340/06) para definir quais ações se enquadram como programas de combate e prevenção da violência doméstica.

Pelo projeto, os recursos do fundo poderão ser usados para construção de delegacias da mulher, centros de atendimento integral a mulheres e dependentes e casas-abrigos para aquelas em situação de violência doméstica ou familiar.

Para a relatora, deputada Jozi Araújo (Pode-AP), as mudanças legislativas dos últimos anos não conseguiram mudar a realidade de vulnerabilidade e violência de que muitas mulheres ainda são vítimas. “A situação de muitas mulheres ainda é crítica no Brasil. A proposta tende a auxiliar na resolução do problema”, avaliou.

Flavinho afirmou que o projeto nasceu a partir de visitas a delegacias das mulheres no estado de São Paulo. “Espero que esse projeto possa ajudar a partir de um dinheiro que já existe, de um fundo que já existe”, explicou.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6129/2016

Íntegra da proposta