Segurança

Câmara rejeita exame de vista para porte e posse de arma

16/04/2012 - 12:32  

Arquivo/ Diogo Xavier
Edio Lopes
Lopes: o teste de tiro, exigido hoje para a posse de arma, já requer ótima visão.

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado rejeitou na última quarta-feira (11) o Projeto de Lei 750/11, do deputado William Dib (PSDB-SP), que inclui o exame de vista entre as exigências para posse e porte de arma.

Segundo a proposta, as condições adequadas de visão deveriam ser comprovadas periodicamente, em intervalo não inferior a três anos, para a renovação do certificado de registro de arma de fogo. Atualmente, o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03) já exige a comprovação de capacidade técnica e aptidão psicológica.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será arquivado, a menos que haja recurso para análise pelo Plenário.

Segundo o relator na comissão, deputado Edio Lopes (PMDB-RR), o teste de tiro, exigido hoje para a posse de arma, já requer “ótima visão” para o candidato atingir os alvos e conseguir a pontuação mínima.

Na prova para adquirir um revólver 38, citada pelo parlamentar, “é preciso acertar 20 tiros no alvo em 40 segundos a 5 e a 7 metros de distância. Se o candidato não tiver uma ótima visão, por mais técnica que possua, jamais conseguirá mirar o alvo e alcançar a pontuação necessária.”

Lopes afirmou também que o aumento de exigências pode desestimular a compra legal de armas e incentivar o mercado ilegal.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcelo Westphalem

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.