Saúde

Seguridade Social debate panorama do diabetes no Brasil

25/06/2019 - 08:45  

A Comissão de Seguridade Social e Família realiza audiência pública hoje para debater o “Atual panorama da pessoa com diabetes no País”. O encontro atende requerimento da deputada Flávia Morais (PDT-GO).

Foram convidados para a audiência o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Hermelinda Cordeiro Pedrosa; o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães Junqueira; a coordenadora de Advocacy da ADJ (Diabetes Brasil), Vanessa Pirolo; e representante do Ministério da Saúde.

Números
Flávia Morais lembrou que há décadas o diabetes é reconhecido e enfrentado como um grave problema de saúde pública, tanto pela sua grande prevalência (há, atualmente, cerca de 12,5 milhões de brasileiros diabéticos) quanto pelas suas graves repercussões a médio e longo prazo sobre a saúde humana.

A deputada lembra que, segundo a Fundação Oswaldo Cruz, o índice de diabetes no Brasil aumentou 61,8% nos últimos dez anos, um aumento que se projeta também para anos futuros, prevendo-se, para o ano de 2040, um número de diabéticos 60% maior que o atual. “Interessa ao cidadão brasileiro, e a esta Casa como sua representante, conhecer a questão e o panorama atual da assistência ao paciente diabético no Sistema Único de Saúde, responsável pela atenção à maior parte da população”, observou Flávia Morais.

Hora e local
A audiência será às 14 horas, no plenário 7, e será interativa.

Da Redação - RS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.