12/06/2019 - 08h56

Direitos Humanos promove debate sobre agrotóxicos na água potável

 A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados discute hoje a contaminação da água potável por agrotóxico no Brasil.

De acordo com o deputado Padre João (PT-MG), requerente da audiência, o estudo “Por Trás do Alimento” revelou que foram encontrados resíduos de agrotóxicos nas águas consumidas por moradores de 1.300 cidades brasileiras, entre elas metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro. Os dados foram obtidos junto ao Ministério da Saúde.

Ele lembra que água é alimento e que a Constituição Federal definiu que alimento é um direito social. “Entendemos que o acesso a informações sobre contaminação da água de beber, como estas apuradas pelo Ministério da Saúde, deveriam ser divulgadas em formato simples, compreensível para os consumidores”, disse o deputado.

Foram convidados para o evento, entre outros, a coordenadora de Inteligência em Defesa Agropecuária da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Marcella Alves Teixeira; e o coordenador de Controle Ambiental de Substâncias e Produtos Perigosos do Ibama, Danilo Lourenço de Sousa.

Confira a lista completa de convidados

A audiência pública está marcada para as 14 horas no plenário 9.

Assista ao vivo

Da Redação - AC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'