17/05/2019 - 08h40

Proposta inclui saúde bucal entre direitos do idoso

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Gilberto Nascimento (PSC - SP)
A proposta de Gilberto Nascimento prevê ainda a capacitação de profissionais para o cuidado da saúde bucal do idoso 

O Projeto de Lei 1800/19 estabelece como direito do idoso o atendimento e acompanhamento da saúde bucal. O texto acrescenta a previsão no Estatuto do Idoso (Lei 10.471/03).

A proposta também altera a Lei 8.842/94 para prever a promoção da capacitação de profissionais para cuidado e acompanhamento da saúde bucal do idoso.

O autor do texto, deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP), defende que a saúde bucal deveria estar incluída em todas as políticas para intervenção governamental.

“A aprovação deste projeto de lei possibilitará o devido amparo legal às ações de promoção, proteção e recuperação da saúde bucal segundo os princípios norteadores do SUS afastando, definitivamente, a possibilidade de que o serviço público odontológico ao idoso padeça, em qualquer parte do território nacional”, explica Nascimento.

Tramitação
O projeto, que tramita conclusivamente, será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

daniEL | 27/05/2019 - 15h46
(cont.) Então, enquanto não há comprovações científicas sobre essa possibilidade, ainda q tendo sido estudada por anos, vale a pena possibilitar às pessoas extraírem seus dentes ao invés d tratar o canal e resolver a falta deste(s) pelo implante dentário, q deveria, sim, ser acessível a todos! Q tal melhorar esta Proposta prevendo esta possibilidade? Isto evitaria muitos casos d infecções desconhecidas e outras doenças coronarianas e ainda traria qualidade d vida aos nossos idosos, q merecem tratamento humano e respeitoso, como é a regra no Japão, por ex!
daniEL | 27/05/2019 - 15h42
Parabéns ao Dep Gilberto Nascimento, pela iniciativa! Saúde bucal é importantíssima e muito mais do q se imagina! Prova disso, é q um dos tratamentos bucais mais comuns pode ser a PORTA DE ENTRADA para vários OUTROS problemas de saúde, a saber, o tratamento de canal: ao "matar" o dente, cria-se ali, naquele dente, um ambiente totalmente propício à proliferação d bactérias com acesso à corrente sangüinea e q acaba causando diversos problemas d saúde sem explicação óbvia. O problema é o conflito d interesses: muitos dentistas fazem fortunas com esse tratamento e ignoram os reais riscos disso.