Saúde

Frente Parlamentar de Doenças Raras será lançada hoje

27/02/2019 - 08:22  

Será lançada na Câmara hoje a Frente Parlamentar de Doenças Raras. O objetivo do grupo, coordenado pelo deputado Diego Garcia (Pode-PR), é debater de forma mais aprofundada as doenças raras e trabalhar pela implementação de políticas públicas que garantam diagnóstico e tratamento de qualidade.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma doença é definida como rara quando atinge até 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos. Estima-se que existem quase oito mil doenças raras no mundo. No Brasil, segundo a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), essas doenças afetam em torno de 13 milhões de pessoas. Cerca de 80% é de origem genética, enquanto as demais têm causas infecciosas, virais ou degenerativas.

O lançamento da frente parlamentar está marcado para as 10 horas, no Salão Nobre.

Dia das Doenças Raras
O Palácio do Congresso Nacional ganhou iluminação especial para chamar a atenção para o Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado em 28 de fevereiro – e 29 nos anos bissextos. O objetivo é conscientizar a população, órgãos de saúde pública e profissionais da área sobre os tipos de doenças raras existentes e as dificuldades enfrentadas pelos pacientes.

À noite, a cúpula e o anexo principal da Câmara dos Deputados fica iluminada de lilás e azul. E o lado do Senado, de rosa e verde.

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.