Saúde

Projeto torna medidores de glicemia equipamento obrigatório do Saúde da Família

11/12/2017 - 17:08  

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7008/17, do deputado Nivaldo Albuquerque (PRP-AL), que inclui os medidores de glicemia como equipamentos obrigatórios das equipes de saúde da família, para a realização de exames durante visitas domiciliares ou atendimentos.

A alteração nos níveis de glicemia no sangue é um dos sintomas da diabetes. É responsável por complicações graves e limitantes, como a doença renal crônica, cegueira, necessidade de amputações e problemas cardíacos.

O autor da proposta avalia a detecção, pelas equipes de saúde da família, de alterações nos níveos de glicose podem apontar indícios da diabetes e levar a exames mais específicos.

“Uma vez que os medidores glicêmicos atualmente são mais acessíveis e de fácil utilização, e as consequências de seu uso são bastante benéficas, é desejável que o SUS tenha este equipamento para amplo uso”, disse.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7008/2017

Íntegra da proposta