Saúde

Projeto cria regiões de saúde para otimizar cobertura ao cidadão

Autor explica que a regionalização é essencial para integrar a organização, planejamento e execução de ações e serviços oferecidos pelo SUS

03/05/2018 - 10:21  

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Audiência Pública e Reunião Ordinária. Dep. Odorico Monteiro (PSB - CE)
Monteiro: “Essa união aumenta o poder de compra da região, permitindo negociações mais favoráveis para a aquisição de medicamentos e equipamentos, por exemplo”

A Câmara dos Deputados analisa a criação de regiões de saúde, que reunirão mais de um município e serão definidas pelos estados. A medida está prevista no Projeto de Lei 8897/17, do deputado Odorico Monteiro (PSB-CE).

A proposta pretende regulamentar artigo constitucional segundo o qual “as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada”.

O texto estabelece que ações e serviços de saúde executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) serão organizados regionalmente e hierarquizados segundo o nível de complexidade. Determina ainda que serviços de atenção primária em saúde deverão ser a principal porta de entrada do sistema, sendo a saúde da família a principal estratégia.

O autor entende que a criação de regiões de saúde é essencial para viabilização da regionalização. “É importante estimular o pacto entre municípios próximos. É impossível para cada um deles atender todas as demandas dos usuários”, diz o autor. “Já a hierarquização se baseia no fluxo de atendimento, começando na atenção primária e progredindo em crescente complexidade quando necessário”, acrescentou.

O projeto inclui as disposições na lei orgânica da saúde [Lei 8.080/90], de forma a viabilizar a evolução do sistema como um todo.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8897/2017

Íntegra da proposta