Saúde

Especialistas destacam importância da prevenção do câncer de intestino

Por se assintomática no início, a doença costuma ser fatal em 50% dos casos. Já se houver um diagnóstico precoce, a chance de sobrevivência aumenta para 90%

27/03/2018 - 19:06  

Deputados e especialistas destacaram, nesta terça-feira (27), a importância da prevenção do câncer de intestino.
Diferentemente de outros tipos de tumor, o de intestino começa com o aparecimento de pólipos, que podem ser facilmente retirados com a realização de uma colonoscopia, mas, como não há sintomas, normalmente essas lesões passam desapercebidas por médicos e pacientes.

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Seminário: Câncer de Intestino - prevenção, diagnóstico e tratamento no Brasil. Dep. Carmen Zanotto (PPS - SC)
Carmen Zanotto: um desconforto abdominal não investigado no tempo adequado pode se transformar em um câncer colorretal

O tema foi discutido em seminário realizado na Câmara dos Deputados pela Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer. O evento ocorreu justamente no Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino (27 de março).

A presidente da frente, deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), ressaltou que o câncer de intestino tem aumentado sua incidência na população brasileira e, por isso, é necessário investir em prevenção.

“Precisamos despertar nos profissionais a importância do cuidado integral do paciente e despertar nos pacientes a relevância de saber seu histórico familiar”, disse. “Um desconforto abdominal não investigado no tempo adequado pode se transformar em um câncer colorretal”, alertou Zanotto.

Rastreamento
A representante da Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (Abrapreci), Carmen Manzione, informou que, em 2018, mais de 36 mil brasileiros devem ser diagnosticados com a enfermidade. Segundo ela, no entanto, esses números podem diminuir com a realização de exames de rastreamento para pacientes a partir de 50 anos de idade.

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Seminário: Câncer de Intestino - prevenção, diagnóstico e tratamento no Brasil
Carmen Manzione: Brasil deve registrar 36 mil novos casos de câncer de intestino em 2018

“Hoje é o terceiro câncer mais frequente no País, só perde para o de próstata e o de mama. O mais difícil de aceitar é que metade desses 36 mil novos doentes estarão mortos daqui a cinco anos, mesmo com todo o avanço dos tratamentos. Por isso, há a necessidade da prevenção e do rastreamento dos pacientes”, argumentou.

Por se assintomático no início, o câncer de intestino costuma ser fatal em 50% dos casos. Já se houver um diagnóstico precoce, a chance de sobrevivência aumenta para 90%.

Conscientização
O representante da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Luciano dos Santos, defendeu a realização de campanhas educativas para que a população possa adotar condutas preventivas em relação ao câncer de intestino.

“Se a gente gastar mais energia na prevenção, por meio do acesso à informação, nosso problema com o tratamento vai ser cada vez menor”, comentou.

Os especialistas presentes ao debate salientaram que alimentação saudável, ingestão de líquidos, atividade físicas e não fumar são hábitos que podem reduzir as chances de desenvolver câncer de intestino.

Reportagem – Karla Alessandra
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.