22/06/2017 - 16h44

Comissão da mulher aprova garantia de mamografia por unidades móveis de saúde

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Audiência Pública sobre as medidas cautelares pessoais. Dep. Keiko Ota (PSB - SP)
Keiko Ota: mais acesso a exame "tão importante para a 

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprovou o Projeto de Lei 7004/17, do deputado Weliton Prado (PMB-MG), que assegura pelo menos uma unidade móvel de saúde – instalada em ônibus ou carreta adaptados – para realizar mamografia por grupo de municípios próximos.

A proposta inclui a regra na Lei 11.664/08, que trata sobre ações de saúde relacionadas ao câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS).

A relatora, deputada Keiko Ota (PSB-SP), afirmou que a comissão deve apoiar todo projeto que afirme ou amplie os direitos da mulher. “A proposta procura tornar mais fácil a realização de exame tão importante para a população”, disse.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 14 mil pessoas morreram de câncer de mama em 2013.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

Erasmo Neto | 23/06/2017 - 12h27
Parabéns, o projeto vai além da proposta inicial.Ex:médicos e técnicos vão ter mais mobilidade,onde vão observar na locomoção as dificuldades do povo;hoje só sentem a agonia transformada em tristeza ou violência dos pacientes,presos nos hospitais.Liberdade para vivenciar a realidade?" A tua própria razão de respondera".Desculpem-me,sou ex motorista de caminhão é difícil controlar as lagrimas ao escrever,mas sou fé publica escrevendo transformando em palavras para ajudar lavar o sofrimento,devido a nossa ignorância inata.Os veículos vão ser equipados com antenas para transmissão via satélites?