Saúde

Documento entregue a deputados reúne demandas de combate ao câncer no Brasil

18/08/2015 - 22:31  

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento de Câncer, Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e a Aliança de Controle do Tabagismo e Saúde (ACT)  Ato público  Pauta: Ato em defesa dos pacientes portadores de câncer
Câmara dos Deputados sediou nesta terça-feira seminário sobre prevenção ao tabagismo e combate ao câncer

Parlamentares ligados a causas da saúde receberam, nesta terça-feira (18), durante um ato público na Câmara dos Deputados, a Declaração para Melhoria da Atenção ao Câncer no Brasil.

O documento, formulado em conjunto por 50 entidades organizadas da sociedade civil, reúne as principais demandas oncológicas sob a ótica da promoção, diagnóstico, tratamento, cuidados paliativos e gestão na atenção ao câncer no Brasil.

"Neste documento, apontamos minuciosamente melhorias que precisam ser feitas, ações para que essas melhorias ocorram e indicadores que estaremos coletando e monitorando, para que, daqui um ano, nós consigamos mensurar o quanto conseguimos avançar", disse a presidente da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), Merula Steagall.

Ela ressaltou que há diversos problemas no combate ao câncer no País, como o longo tempo de espera entre o diagnóstico e o início do tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Merula Steagall disse ainda que a burocracia no desenvolvimento de pesquisas também prejudica o setor oncológico brasileiro.

Financiamento
A coordenadora da Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento de Câncer, deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), aprovou a iniciativa das 50 entidades que criaram a Declaração para Melhoria da Atenção ao Câncer no Brasil. “Precisamos avançar cada vez mais nas políticas públicas, na defesa e no financiamento do Sistema Único de Saúde. E o combate ao câncer precisa de mais financiamento”, declarou.

A íntegra da Declaração para Melhoria da Atenção ao Câncer no Brasil pode ser encontrada no site www.todosjuntoscontraocancer.com.br.

Reportagem – Pedro Campos
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.