Saúde

Câmara aprova criação da semana de prevenção de câncer bucal

29/05/2014 - 15:29  

TV Câmara
Saúde - Cigarro e bebidas - Tabaco - Cigarro - Tabagismo - Fumante - Fumo
Tabagismo é um dos principais fatores de risco para o câncer bucal.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, na terça-feira (27), em caráter conclusivo, proposta que institui a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal (PL 3939/12).

Pelo projeto do deputado Dr. Grilo (SD-MG), o evento será celebrado todos os anos na primeira semana de novembro. O texto, que segue para análise do Senado, já havia sido aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família. Ele foi relatado pela deputada Rosane Ferreira (PV-PR).

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, a estimativa para 2014 aponta para a ocorrência de aproximadamente 576 mil casos novos da doença. Esse número inclui os cânceres de pele não melanoma.

Conforme os dados do instituto, esse será tipo de maior incidência, com 182 mil casos novos. Em seguida, vêm os tumores de mama (57 mil), cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil), estômago (20 mil) e de colo do útero (15 mil).

Fatores de risco
No caso específico do câncer bucal, os dados referem-se aos tumores de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca).

Dr. Grilo ressalta que o tabagismo representa um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do problema. Daí, a importância de campanhas de conscientização.

O principal fator a contribuir para o desenvolvimento do câncer é o avanço da idade. Mas, segundo os pesquisadores, entre 30% a 40% dos casos podem ser evitados com hábitos como não fumar, ter alimentação balanceada, praticar atividades físicas, controlar o peso e o consumo de álcool e usar proteção solar.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3939/2012

Íntegra da proposta