Saúde

Deputado defende contratação de médicos estrangeiros sem exame

15/05/2013 - 19:33  

O presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), defendeu a vinda de médicos estrangeiros para o Brasil em audiência pública na Câmara que tratou do assunto. Na avaliação dele, existe carência de médicos para a atenção básica à saúde, e a admissão de profissionais formados em outros países serviria para suprir a demanda imediata por atendimento, principalmente da população carente do interior e das periferias das grandes cidades.

Na opinião do parlamentar, como esses médicos viriam em caráter temporário, poderia ser dispensado um exame de avaliação prévia de conhecimento, como o Revalida, por exemplo.

Já o deputado Mandetta (DEM-MS) afirmou que muitos médicos se recusam a trabalhar em cidades do interior, apesar dos salários de, algumas vezes, serem oferecidos pelos prefeitos salários que chegam R$ 30 mil, porque o vínculo empregatício é precário. Além disso, acrescentou, há casos de médicos que sofreram “calotes” das prefeituras, que não pagaram os salários prometidos.

A audiência foi encerrada há pouco.

Reportagem - Renata Tôrres
Edição - Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.