Saúde

Melhoria da saúde envolve mais do que médicos, avalia debatedora

15/05/2013 - 16:59  

A presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, afirmou que “só médico não faz milagre” para melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados à população. “Tem que ser pensada a necessidade da equipe multidisciplinar, com outros profissionais, como terapeutas, enfermeiras, dentistas”, afirmou. Maria do Socorro participa de debate sobre a contratação de médicos estrangeiros.

Ela entende, no entanto, que há sim preconceito e resistência dos médicos em irem para as cidades do interior e para as periferias, o que é um problema, já que 90% dos municípios têm menos de 50 mil habitantes. Na avaliação dela, outro problema é que as faculdades de medicina não incentivam seus alunos a trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS), e sim em clínicas e hospitais privados.

Vistos
O chefe da Divisão de Imigração do Ministério das Relações Exteriores, Bernardo Paranhos Velloso, setor responsável pela concessão de vistos a estrangeiros, explicou que “o papel do Ministério no caso dos médicos vindos do exterior vai ser apenas buscar a aplicação das normas brasileiras na área imigratória”.

Ele afirmou que há diferentes tipos de vistos concedidos em função da natureza da atividade que vai ser desenvolvida pelo estrangeiro no Brasil: estudo, intercâmbio, negócios, turismo. “Talvez o visto temporário seja o fornecido aos médicos vindos do exterior”. Ele também esclareceu que o controle dos estrangeiros, depois que já estão no território nacional, é do Ministério da Justiça.

A audiência continua no Plenário 12.

Reportagem - Renata Tôrres
Edição - Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.