Saúde

Internação de dependentes só com autorização médica, defendem especialistas

Acordo costurado com o governo busca viabilizar votação da proposta.

02/05/2013 - 18:20  

Veja a reportagem e o debate na TV Câmara sobre internação de dependentes químicos.

Especialistas em tratamento de dependência química são unânimes em defender que a internação de dependentes somente ocorra na rede pública e com autorização de um psiquiatra.

Em debate no jornal Câmara Hoje da TV Câmara, nesta quinta-feira (02), os participantes debateram o Projeto de Lei 7663/10, do deputado Osmar Terra (PMDB-RS), que altera as regras para tratamento de usuários e combate às drogas.

Um dos pontos polêmicos do texto autoriza a internação involuntária de usuários com a autorização de qualquer profissional de saúde, a pedido da família, ou mesmo de um servidor público.

“Resistência ideológica”
Na opinião de Osmar Terra, a proposta “enfrenta resistência ideológica”, mas pode ajudar a resolver o problema da dependência porque é baseado em evidências científicas. O caminho para a recuperação é ficar em abstinência, mas correntes dos ministérios da Saúde e da Justiça acham que ela não é necessária”, sustenta. Na versão atual, o projeto prevê a internação por até 12 meses.

O projeto tramita em regime de urgência, aprovada em março. O projeto conta com um substitutivo aprovado pela comissão especial que analisou a matéria.

De acordo com o deputado Osmar Terra, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, se comprometeu a colocar o texto na pauta. A expectativa do deputado é que a votação ocorra na próxima quarta-feira (8).

Da Reportagem - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.