Saúde

Secretário do Paraná cobra mais recursos para financiar ações do SUS

20/09/2011 - 17:50  

O secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, reforçou, há pouco, a cobrança por mais recursos na área de saúde para financiar as ações do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele participa da comissão geral que discute a regulamentação da Emenda 29 (PLP 306/08), realizada neste momento no Plenário da Câmara, e afirmou que o sistema precisa de pelo menos R$ 40 bilhões para cumprir suas demandas constitucionais.

O secretário afirmou que “apenas” 10 estados dos 27 não respeitam a determinação constitucional de aplicar na saúde o equivalente a 12% de sua receita corrente bruta, “só contabilizando as despesas que são efetivamente gastos em saúde”.

Caputo Neto afirmou ainda que, mesmo que os estados elevem seus patamares de gastos em 2012, ainda vão faltar os R$ 40 bilhões que, na sua opinião, não podem sair dos cofres municipais, que, “em geral, também já gastam na saúde mais do que os 15% das receitas preconizados na Constituição”.

Em relação às criticas feitas à gestão do sistema, o secretário paranaense declarou que a grande maioria dos gestores do sistema “está alinhada” com os órgãos de controle, corrigindo “vazios institucionais” e incorporando tecnologias de controle. “Hoje, os gestores têm a visão clara que o sistema precisa de mais recursos, ainda que a melhoria de gestão seja um objetivo constante”, concluiu.

A comissão geral ocorre no Plenário da Câmara.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 306/2008

Íntegra da proposta