Saúde

Projeto prevê folga anual para exame preventivo de câncer de servidora

05/08/2011 - 09:43  

Leonardo Prado
Ricardo Izar
Izar lembra que o câncer identificado no início é curável.

A Câmara examina o Projeto de Lei 654/11, do deputado Ricardo Izar (PV-SP), que prevê um dia de folga por ano para as servidoras públicas federais realizarem exame preventivo de câncer.

"O câncer de mama e o cérvico-uterino ocupam a terceira colocação no País de causa mortis por câncer. O objetivo do projeto é identificar a doença no início, quando o tratamento é viável", disse.

A proposta também prevê que o ingresso da mulher no serviço público federal seja precedido do exame preventivo.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de colo do útero é responsável pela morte de mais de 200 mil mulheres por ano no mundo, sendo o segundo mais frequente entre as mulheres. Mas é também o segundo em potencial de prevenção e cura, quando diagnosticado precocemente.

O câncer de mama, por sua vez, é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Mesmo com boas possibilidades de tratamento, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, segundo o Inca. Uma possível explicação para isso é o fato de a doença ainda ser diagnosticada em estágios avançados.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Oscar Telles
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 654/2011

Íntegra da proposta