Saúde

Convênios já autorizam novo exame contra câncer em alguns casos, diz deputado

12/07/2011 - 17:36  

O deputado Eleuses Paiva (DEM-SP) informou há pouco que planos de saúde já autorizam o procedimento PET/CT em casos de câncer de pulmão e linfomas. Em breve, segundo ele, haverá também a indicação para câncer do intestino grosso. Os exames PET (tomografia por emissão de pósitrons) e CT (tomografia computadorizada) são ferramentas padrões de imagens usadas para identificar estados de doenças no corpo.

De acordo com Paiva, 15% da população com acesso a planos de saúde terão um “atendimento diferenciado” contra essas doenças, graças ao PET/CT.

O parlamentar participou de audiência pública, da Comissão de Seguridade Social e Família, sobre a inclusão do procedimento PET/CT em Oncologia na Tabela Unificada do Sistema Único de Saúde (SUS). O debate já foi encerrado no Plenário 7.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular, Celso Dario Ramos, que também participou da reunião, existem no País atualmente 52 equipamentos capazes de realizar o procedimento. Na inciativa privada, os exames custam em média R$ 3.200, para quem não tem convênio.

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.