Saúde

Mulheres são mais vulneráveis às doenças provocadas pelo cigarro

28/05/2010 - 19:57  

Veja trecho de entrevista de Hauly à TV Câmara sobre os avanços do combate ao tabagismo. Para ver a íntegra, clique aqui.

Pesquisa do Instituto do Coração revela que a mulher é mais vulnerável às doenças provocadas pelo cigarro, provavelmente porque, quando fuma, ela passa a produzir menos estrógeno, o principal hormônio feminino. Outro problema é que a mistura fumo e pílula anticoncepcional eleva em oito vezes o risco de acidentes vasculares cerebrais, além de aumentar as chances de câncer de colo do útero e de pulmão.

Segundo Relatório sobre a Epidemia Mundial do Tabaco, da Organização Mundial da Saúde (OMS), os riscos à saúde das mulheres fumantes são enormes: elas têm mais chances de desenvolver câncer cervical, osteoporose, abortos espontâneos e doenças cardíacas que as não-fumantes.

O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), autor de projetos sobre o tema, lembra que nas últimas duas décadas houve redução de 50% no número de fumantes no País — que caiu de 34% para 17% da população. "O resultado é muito bom, mas precisamos continuar as campanhas", diz. Segundo o deputado, a meta agora é acabar com os displays de propaganda de cigarro em padarias, bares e mercados.

Hauly é autor de projeto de lei que proíbe a venda de cigarros em locais públicos de embarque e desembarque de passageiros, tais como rodoviárias e aeroportos (PL 5823/01).

Reportagem - Roberto Seabra
Edição - Lara Haje

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.