Relações exteriores

Eduardo Bolsonaro defende revisão das alianças externas do Brasil

O novo presidente da Comissão de Relações Exteriores disse ainda que o colegiado é marcado por diferenças ideológicas, mas espera que todos respeitem as divergências

14/03/2019 - 14:14  

Will Shutter / Câmara dos Deputados
Instalação da Comissão e eleição para presidente e vice-presidentes. Presidente, dep. Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)
Eduardo Bolsonaro foi eleito para presidir a comissão neste ano

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), disse que o País está passando por mudanças significativas, inclusive nas alianças externas. Segundo ele, países como os Estados Unidos serão cada vez mais estratégicos tanto para a segurança nacional quanto na área comercial. E condenou alianças anteriores.

"Vamos virar a página de nos associarmos apenas com a escória da humanidade, com países como Cuba e Venezuela. Têm um povo maravilhoso, no entanto não podemos corroborar com práticas autoritárias, como ocorre com o povo cubano, onde há anos ocorre um racionamento de alimentação. Ou na Venezuela, onde as pessoas estão morrendo de fome em virtude de uma ditadura associada ao tráfico de drogas e ao terrorismo, inclusive com a presença do Hezbollah", afirmou ele.

Ciente de que a comissão é marcada por diferenças ideológicas, Eduardo disse que espera que todos respeitem as divergências.

"Eu tenho a total noção de que, uma vez como presidente, eu vou escutar muita coisa aqui que não vai me agradar. Mas podem ter certeza de que aqui a gente não tem a pretensão de fazer uma comissão de uma voz só. E certamente o debate vai engrandecer não a presidência, mas a comissão", disse.

Eduardo também disse que pretende criar uma subcomissão para tratar da vulnerabilidade das fronteiras do Brasil com outros países. Tanto ele quanto o deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) apresentaram requerimentos para convidar o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para que venha à comissão explicar seus planos para a pasta.

Perfil
Advogado e policial federal, Eduardo Bolsonaro, 34 anos, foi reeleito deputado federal em 2018 com a maior votação do País (1.843.735 votos). Em 2014, Eduardo foi eleito pelo PSC com 82.224 votos. Ele é o terceiro filho do presidente Jair Bolsonaro.

Eduardo Bolsonaro já foi líder do PSL em 2018 e 1º vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara.

Ouça esta reportagem na Rádio Câmara

Entre os projetos apresentados pelo parlamentar estão um que criminaliza a apologia ao comunismo (PL 5358/16) e outro que extingue o monopólio dos Correios pelos serviços postais (PL 7488/17).

O que faz a comissão
Entre as atribuições da comissão está a análise de projetos de lei, tratados internacionais e outras proposições referentes às áreas de defesa e de política externa brasileiras. Também é responsável pelo acompanhamento e a fiscalização das ações administrativas exercidas pelo Poder Executivo nessas áreas.

Reportagem - Sílvia Mugnatto
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.