Relações exteriores

Lista de prioridades de atuação do grupo Brasil-Portugal inclui educação e violência contra mulher

Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados afirma que a maior parte das denúncias recebidas pela Casa sobre violência sofrida por mulheres que vivem no exterior é proveniente de Portugal

26/02/2019 - 19:53  

Em reunião do Grupo Parlamentar Brasil-Portugal, nesta terça-feira (26), o presidente do colegiado, deputado Antonio Brito (PSD-BA), destacou a importância do órgão para fortalecer as relações e trocar informações entre os dois países.

Antonio Brito listou quais deverão ser as prioridades do trabalho do grupo.

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Reunião. Dep. Antonio Brito (PSD - BA)
Presidente do grupo elencou prioridades do colegiado

"A questão da educação, as universidades, a imigração, a saúde no envelhecimento, com as Santas Casas, a tecnologia e o turismo. São cinco pontos principais que nós traçamos como meta e prioridade para a relação entre o parlamento brasileiro e o parlamento português".

Outro tema que preocupa os participantes do grupo é a violência doméstica sofrida por mulheres brasileiras em Portugal.

Segundo a procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada Leandre (PV-PR), a maior parte das denúncias recebidas pela Câmara sobre violência sofrida por mulheres que vivem no exterior é proveniente de Portugal.

A parlamentar, membro também do Grupo Brasil-Portugal, propõe que seja formado um grupo de trabalho envolvendo a Advocacia-Geral da União e o Ministério das Relações Exteriores para tratar do problema.

Leandre sugere que sejam criados procedimentos de atendimento em comum com as autoridades portuguesas.

Ouça esta reportagem na Rádio Câmara

"A partir do momento que a gente conseguisse estabelecer um protocolo de atendimento à vítima, ela poderia registrar tanto nas autoridades portuguesas quanto nas brasileiras, para que, quando ela voltasse ao país, as autoridades aqui já teriam ciência", justifica.

A proposta de Leandre é que esse protocolo depois possa ser ampliado para outros países.

O presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Portugal, deputado Antonio Brito, informou ainda que está prevista para abril a visita de uma missão de parlamentares portugueses ao Brasil.

Reportagem – Mônica Thaty
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.