Relações exteriores

Reforma da Previdência domina debates no Plenário

Deputados contra e a favor da reforma revezam-se nos discursos apesar de estarem em pauta nesta manhã apenas projetos que ratificam acordos internacionais

21/02/2019 - 11:27  

O Plenário manteve em pauta, por 276 votos a 8 e 2 abstenções, o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 379/16, que confirma a participação brasileira no acordo de cooperação educacional com o governo de São Cristóvão e Névis – ilhas localizadas no Mar do Caribe.

O acordo na área de educação e desenvolvimento científico prevê, por exemplo, a possibilidade de intercâmbio de professores, pesquisadores, técnicos e especialistas, para a realização de cursos de graduação ou pós-graduação.

Os discursos predominantes, no entanto, são de deputados com opiniões contra e a favor à reforma da Previdência (PEC 6/19). Para a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), a oposição age politicamente apenas para trancar a pauta. “O que a oposição quer não tem nada a ver com esse decreto legislativo. O que eles querem é simplesmente travar a pauta, obstruir, deixar de andarmos para a frente com a reforma da Previdência. É só uma estratégia política”, criticou.

Já o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) defendeu o processo de obstrução. Segundo ele, “não há normalidade” diante da proposta de reforma da Previdência apresentada. “Imaginar que é possível uma reforma da Previdência que coloca 80% dos trabalhadores brasileiros ganham menos de 2 salários mínimo no regime de capitalização é um crime contra os mais pobres no País”, disse.

Neste momento, partidos de oposição mantêm o processo de obstrução com novo requerimento, para que o projeto de decreto legislativo seja votado pelo sistema nominal.

Mais informações a seguir

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 379/2016

Íntegra da proposta