Relações exteriores

Comissão aprova autorização para governo doar 25 carros de combate ao Uruguai

Governo argumenta que os veículos que estão sendo doados são velhos e que a frota brasileira está sendo renovada

22/06/2015 - 13:14  

TV CÂMARA
DEP CHICO LOPES 071114
Chico Lopes: concretização da doação reforçará o bom relacionamento bilateral entre o Brasil e o Uruguai, estreitando ainda mais os laços de cooperação militar

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou, na quarta-feira (17), o Projeto de Lei 6643/13, do Executivo, que autoriza a doação de 25 viaturas blindadas de combate do Exército brasileiro ao Uruguai, em razão de acordo entre os dois países.

O custo estimado para a transferência das viaturas é de R$ 350 mil e será arcado pelo Brasil, conforme entendimento firmado durante a VII Conferência Bilateral de Estado-Maior Brasil-Uruguai. Pelo texto, as despesas serão da responsabilidade orçamentária do Ministério da Defesa.

Substituição
O governo argumenta que os veículos doados, adquiridos do governo dos Estados Unidos, são obsoletos e utilizados como meio auxiliar de instrução pelo Comando do Exército. Além disso, o Exército Brasileiro está substituindo os carros de combate por modelos mais novos, adquiridos do governo alemão.

Segundo a proposta, a doação será lavrada pelo Comando do Exército e ficará condicionada à autorização prévia dos Estados Unidos para transferência do certificado de usuário final.

O parecer do relator, deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), foi favorável. “A concretização da doação reforçará o bom relacionamento bilateral entre o Brasil e o Uruguai, estreitando ainda mais os laços de cooperação militar”, disse.

Tramitação
A proposta, que tem prioridade  e caráter conclusivo, já foi aprovada pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul). Ainda será analisada agora pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6643/2013

Íntegra da proposta