Relações exteriores

Deputados pedem cautela na edição de lei antiterrorismo

27/05/2015 - 17:17  

Alguns deputados presentes ao debate sobre terrorismo também recomendaram cautela na elaboração de uma lei antiterrorista. A preocupação dos parlamentares é que o combate aos crimes terroristas gere preconceito contra muçulmanos e culmine na retirada de direitos individuais.

"Temos que respeitar todos os povos que vivem no nosso País, levar em conta a contribuição que eles deram. Em segundo lugar, temos que nos proteger, o nosso território e nossa população, mas garantindo que direitos individuais sejam respeitados", disse o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), um dos parlamentares que sugeriu o debate.

Presidente da comissão, a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) chamou a atenção para a necessidade de o Brasil elaborar um sistema antiterror próprio, autônomo, que reflita a realidade nacional.

Tabu
Para o deputado Raul Jungmann (PPS-PE), no entanto, é preciso aprovar uma legislação antiterror, ainda que o assunto seja considerado tabu pelas autoridades brasileiras. Na visão do parlamentar, existe uma falsa visão de que combater o terrorismo seria se posicionar contrariamente ao povo árabe.

"Nós precisamos da discussão, porque o Brasil almeja posição internacional. Ter um assento no Conselho de Segurança da ONU é se fazer atento aos problemas do mundo. Não é possível ter projeção internacional e não ter segurança interna no que diz respeito ao terrorismo", disse Jungmann.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.