Relações exteriores

Prefeito quer que governo federal assuma contratação de estrangeiros

15/05/2013 - 16:03  

O prefeito de Bagé (RS) e representante da Frente Nacional de Prefeitos, Dudu Colombo, destacou a necessidade de mais médicos para atender a demanda da população. Colombo participa neste momento de audiência pública na Câmara que discute a contratação e a entrada de médicos estrangeiros no Brasil.

Ele afirmou que a contratação dos médicos formados no exterior exige critérios cuidadosos. Por isso, defendeu que a seleção, contratação e pagamento desses profissionais seja feita por parte do governo federal.

"O ideal seria que fossem contratados por tempo determinado e para atuar exclusivamente nos municípios onde existe maior carência de médicos", disse, ao defender também o aumento dos números de vagas nas faculdades de Medicina do País.

"Estamos reivindicando mais médicos porque a população precisa de médicos. Existe carência de 6 mil médicos no programa Estratégia da Saúde da Família. No Brasil, a média é de 1,8 médicos por mil habitantes, abaixo da Argentina e do Uruguai", disse.

Dudu Colombo também afirmou que o governo federal não trabalha com a possibilidade de revalidação automática de diplomas de médicos formados em outro país.

A audiência continua no Plenário 12.

Reportagem - Renata Tôrres
Edição - Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.