Relações exteriores

Embaixador diz que Bolívia não incentiva roubo de carros no Brasil

23/08/2011 - 17:09  

O embaixador da Bolívia no Brasil, Jose Alberto Gonzales Samaniego, afirmou há pouco que a lei boliviana que autorizou a legalização de veículos irregulares não incentiva o aumento do número de roubos e furtos no Brasil.

A lei foi publicada em junho deste ano. Desde então, houve cerca de 128 mil pedidos de regularização de carros, motos e caminhões. Segundo ele, cerca de 80% desses veículos são modelos básicos japoneses descartados por serem antigos. Em média, segundo ele, os carros regularizados custam entre US$ 6 e 7 mil.

“Não quero dizer que não exista roubo de carro no Brasil para envio à Bolívia. Contudo, a Bolívia não incentiva isso”, disse. Segundo a Polícia Federal, pelo menos 4 mil dos 128 mil veículos com pedido de regularização foram furtados ou roubados no Brasil.

O embaixador da Bolívia também reclamou da ideia, segundo ele, generalizada, de que todos os veículos enviados à Bolívia são trocados por drogas. “Há sim casos como esses, mas isso não é a regra. A Bolívia está sendo estigmatizada como o país da droga e do delito, mas isso não é verdade”, disse.

Jose Alberto Gonzales Samaniego participou de audiência da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, que acabou há pouco.

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.