Relações exteriores

Delegado defende integração de polícias para combater contrabando de carros

23/08/2011 - 16:41  

O delegado da Polícia Federal (PF) Luiz Flávio Zampronha defendeu há pouco a integração entre a PF e as polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar para o combate a roubo e furtos de carros que são enviados à Bolivia. “Estamos implementando forças-tarefa e integração de bancos de dados com o objetivo de otimizar o nosso aparelho repressor”, disse.

Em junho, o governo boliviano publicou uma lei que permite a legalização de veículos que circulam irregularmente no País. Houve cerca de 128 mil pedidos de regularização. Desses, pelo menos 4 mil são brasileiros e resultado de furto ou roubo.

Essa lei do governo boliviano é tema de audiência pública da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, que ocorre neste momento. Para evitar que a medida aumente os índices de criminalidade no Brasil, Zampronha defende a integração também das polícias internacionais.

“A criminalidade transnacional deve ser enfrentada também por mecanismos internacionais. Neste ponto, destaca-se a Ameripol, comunidade de polícias das Américas que vem crescendo nos moldes da Europol”, disse o delegado.

O debate prossegue no Plenário 12.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.