Relações exteriores

Presidente da Câmara fará visita à China

15/06/2011 - 13:48  

Rodolfo Stuckert
Presidente Marco Maia recebe Delegação da Assembleia Popular Nacional da China
Maia entregou a Hu Yanlin um quadro que mostra o prédio do Congresso Nacional.

O presidente da Câmara, Marco Maia, anunciou nesta quarta-feira que pretende fazer uma visita à China até o início de 2012, para organizar o Fórum Consultivo Permanente dos Parlamentos do Brics – grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Maia propôs a criação do fórum durante a 2ª Cúpula Parlamentar do G-20, que ocorreu em Seul, capital da Coreia do Sul, em maio deste ano. Ele recebeu nesta quarta uma comitiva de parlamentares da Comissão de Justiça da Assembleia Popular Nacional da China (parlamento chinês), além do vice-presidente da Comissão de Lei da APNC, Hu Yanlin.

Os parlamentares vieram conhecer o sistema de leis brasileiro, especialmente as regras sobre a função dos estados e o pacto federativo. No encontro, conversaram sobre assuntos de interesse dos Legislativos, a parceria de trabalho e troca de conhecimento entre Brasil e China

Segundo o presidente Marco Maia, entre os principais temas da reunião estiveram as políticas de desenvolvimento econômico e social; a legislação trabalhista, ambiental, de segurança e combate ao terrorismo; e a geração de emprego. “Vamos trabalhar de forma integrada e articulada. Temos a China como um grande parceiro estratégico. Queremos que o Brasil construa uma parceria duradoura, visando ao desenvolvimento do planeta”, ressaltou  Maia.

Aprendizado

Hu Yanlin destacou que os parlamentares chineses têm interesse em aprender a forma com que o Congresso  brasileiro faz suas leis. “A China e o Brasil são países emergentes e importantes para os integrantes do Brics. Temos que intensificar a cooperação, estreitar laços de amizade e pontos de relação, e para isso é necessária a troca de conhecimento e confiança mútua para um trabalho permanente”, disse Yanlin. Ele elogiou a iniciativa brasileira de propor a cooperação.

(*) Matéria atualizada às 17h09.

Reportagem - Sílvia Mugnatto/Rádio Câmara
Edição - Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.