Política e Administração Pública

Novo corregedor da Câmara, Paulo Bengtson quer atuar com isenção e serenidade

22/04/2019 - 19:53   •   Atualizado em 23/04/2019 - 14:57

Capacidade de diálogo e de conciliação, isenção e serenidade. Essas são as características necessárias para o bom desempenho do cargo de corregedor da Câmara dos Deputados, na avaliação do novo titular da Corregedoria Parlamentar, deputado Paulo Bengtson (PTB-PA).

Najara Araújo/Câmara dos Deputados
Corregedor, deputado Paulo Bengtson
Paulo Bengtson: não cabe ao parlamentar adotar certo tipo de linguajar e de comportamento

Responsável por promover a manutenção do decoro, da ordem e da disciplina no âmbito da Câmara, Bengtson chega ao cargo com trabalho a fazer. “Gostaria que não houvesse nenhum tipo de denúncia. Mas, neste começo, já temos três a serem apreciadas, por agressões verbais”, informou. “Sempre digo que não cabe a nós, que representamos o povo, usar certo tipo de linguajar e, principalmente, de comportamento”, lembrou.

Diferentemente do que ocorre com o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que só recebe representações de partidos políticos ou da Mesa Diretora da Casa, qualquer cidadão pode apresentar uma representação para a Corregedoria a respeito dos deputados.

Para que a Corregedoria abra um inquérito ou sindicância para averiguar se houve algum excesso cometido por parlamentar, é necessária uma decisão do presidente da Câmara. Por isso mesmo, Paulo Bengtson destaca que Rodrigo Maia tem papel importante para diminuir as discordâncias, principalmente nos debates em Plenário.

“Cabe ao presidente parar, coibir, reprimir, exortar na hora o deputado que esteja quebrando o decoro, para que ali já se encerre o caso”, comentou Bengtson. “Se o imbróglio continuar, aí, sim, o caso pode ser apresentado à Corregedoria, que vai levá-lo a outras consequências.”

A Corregedoria também cumpre as determinações da Mesa Diretora relativas à segurança (interna e externa) da Câmara dos Deputados. O órgão possui um corregedor e três corregedores substitutos, designados pelo presidente da Câmara, com mandatos de dois anos. As denúncias à Corregedoria têm de ser feitas por escrito e pessoalmente. Mais informações em: (61) 3215-8558 e corregedoria.mesa@camara.leg.br

Ouça esta matéria na Rádio Câmara

Reportagem – Newton Araújo
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.