Política e Administração Pública

Líder diz que Maioria ainda não definiu como vai atuar na Câmara

Bloco é composto por dez partidos; alguns já se afirmam independentes

08/04/2019 - 16:38  

Apesar da aproximação do presidente Jair Bolsonaro lideranças de partidos nos últimos dias, o líder da Maioria, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), ainda vai consultar os líderes dos dez partidos que compõem o grupo para saber como será a atuação em relação ao governo. Em governos anteriores, a liderança da Maioria geralmente era formada por legendas que integravam a base do governo. No governo atual, porém, alguns partidos do bloco já declararam que seguirão uma trajetória independente.

Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Aguinaldo Ribeiro (PP-PB)
Aguinaldo Ribeiro é o líder da Maioria

Os dez partidos são PSC, PSDB, PR, PMN, PRB, PP, PSD, MDB, DEM e PTB, que totalizam 255 deputados.

Aguinaldo Ribeiro acredita, porém, que a tendência é manter posições relacionadas a temas e não ao fato de uma proposta ser apoiada ou não pelo governo.

"Eu acho que a gente pode manter o compromisso com o país e votar com a agenda e não com o governo. Mas, evidentemente, essa não é uma posição da liderança da Maioria. Isso se dará quando todos os líderes dos partidos que integram a Maioria fizermos essa avaliação para termos um posicionamento mais balizado", disse Ribeiro.

Foi o que aconteceu com a reforma da Previdência (PEC 6/19), quando 13 partidos com 291 deputados divulgaram uma carta, afirmando que não concordavam com pontos da proposta. A reforma precisa de 308 votos para ser aprovada e a Câmara tem 513 deputados.

Aguinaldo Ribeiro explicou que o bloco deve apoiar a votação da proposta sem alterações na Comissão de Constituição e Justiça para depois fazer as mudanças na comissão especial. Ele citou a desconstitucionalização das regras previdenciárias, mudança não apoiada pelo grupo e que seria operacionalmente complicada de mexer na CCJ sem alterar outros conteúdos.

O líder da Maioria elogiou, porém, a aproximação de Bolsonaro com os líderes de partidos.

"Quem é deputado federal por tanto tempo como ele foi não pode negar a própria política, no meu entendimento. Então, eu espero que esse gesto possa avançar cada vez mais nessa direção. Porque a gente tem sempre dito que não tem esse negócio de velha política, nem de nova política: tem a política."

Na Câmara, a liderança da Maioria é indicada pelo partido ou bloco que tem maior número de deputados. Já a Minoria é o bloco que tem pensamento diverso da Maioria. A liderança, neste caso, é da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Ouça essa matéria na Rádio Câmara

Reportagem – Sílvia Mugnatto
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.