Política e Administração Pública

Bancada feminina quer ações para aumentar número de mulheres na política

13/03/2019 - 18:20  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Pauta Feminina “Mais Mulheres na Política”
Participação feminina na política foi tema de debate na Câmara

Integrantes da bancada feminina da Câmara dos Deputados destacaram nesta quarta-feira (13) que, apesar do crescimento do percentual de mulheres nesta legislatura, a diferença entre o número de homens e mulheres ocupando os cargos políticos ainda é alta e, por isso, esse deve ser um dos principais temas a serem trabalhados pelas deputadas.

No total, as mulheres ocupam 15% das 513 cadeiras da Câmara. Com 77 deputadas exercendo o mandato, essa é a maior bancada feminina da história da Casa, representando um crescimento de mais de 50% em relação à bancada da legislatura passada, que tinha 55 deputadas.

Para a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), no entanto, o número ainda é pequeno. “O maior enfrentamento nosso é desarmar a fachada que existe de que as mulheres não querem ou não gostam de política”, afirmou.

Para Flávia Biroli, professora de Ciências Políticas da Universidade de Brasília (UnB), é preciso reconhecer que há uma sub-representação das mulheres na política e que esse é um problema para a democracia. “Se há obstáculos para que a população participe dos espaços políticos, é preciso medidas para garantir a igualdade de participação”, ressaltou.

A advogada Luciana Lóssio, ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), destacou a importância da mobilização feminina para participação na política. “As mulheres precisam de reais possibilidades para concorrerem a cargos eletivos, com igualdade de condições financeiras e de visibilidade”, disse.

Pauta Feminina
O tema foi debatido em evento do projeto Pauta Feminina, promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e pela Procuradoria da Mulher do Senado. O debate faz parte das homenagens ao Dia Internacional da Mulher – celebrado em 8 de março e considerado um marco nas reivindicações e lutas femininas por melhores condições de vida.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) ressaltou a importância do projeto Pauta Feminina, que promove palestras com o intuito de despertar o interesse da sociedade para os principais problemas enfrentados pelas mulheres e que são de relevância para a pauta legislativa. “A Pauta Feminina tem uma importância enorme, porque nós não tínhamos condição de fazer passar os nossos projetos, eles demoravam”, disse a parlamentar.

Projetos aprovados
Em 2019, a Câmara já aprovou projetos considerados prioritários pela bancada feminina. Entre eles, o que transforma o assédio moral no trabalho em crime (PL 4742/01). Depois de quase 18 anos de tramitação, a proposta foi debatida nesta terça-feira (12) por mais de 4 horas no Plenário e aprovada pelos deputados.

Outro projeto de interesse da bancada também foi aprovado nesta terça: o que prevê apreensão de armas de agressores de mulheres (PL 17/19).

Reportagem – Caroline Cesar
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta