Política e Administração Pública

Câmara oferece curso de processo legislativo para organizações da sociedade civil

07/03/2019 - 16:17  

Marcos Oliveira/Agência Senado
Aula Magna do curso de pós-graduação Justiça Social, Criminalidade e Direitos Humanos - Universidade da ONU - Cefor ILB TCU
Cefor oferecerá outras duas oficinas ao longo do ano

O Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara (Cefor) vai realizar a Oficina de Atuação no Parlamento, curso presencial entre 8 e 11 de abril, dirigido a organizações não-governamentais, organizações da sociedade civil de interesse público, associações comunitárias e entidades sindicais, profissionais ou de classe. O objetivo é auxiliar essas entidades a entenderem o processo legislativo e, consequentemente, agirem de forma mais direta nas modificações discutidas pelos parlamentares.

A toda hora, interesses mais diversos são debatidos, interpretados, analisados e votados pela Câmara, mas apesar de os 513 deputados federais representarem o conjunto da população brasileira, nem sempre é tão fácil para a sociedade acompanhar processo legislativo.

Por isso, o programa conduzido pelo Cefor com o apoio da Comissão de Legislação Participativa, combina aulas teóricas e atividades práticas, e tem como objetivo contribuir para uma maior participação desses atores nos debates e decisões do Congresso.

Atuação efetiva
Segundo Maria Alice Gomes, chefe do Núcleo Interação Cidadã do Cefor, é necessário democratizar o acesso a esse conhecimento, que é fundamental para a atuação das organizações no Legislativo.

"A gente acredita que existe a necessidade de que esse conhecimento esteja disponível para a sociedade de maneira clara e acessível. As entidades são um público que já têm um interesse coletivo e já têm o interesse em atuar junto à Câmara dos Deputados, e às vezes falta esse conhecimento para que essa atuação possa se dar de uma maneira mais efetiva", afirmou.

Ouça esta matéria na Rádio Câmara

As inscrições, que já estão abertas, vão até o dia 18 de março. São 70 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada. A instituição interessada pode indicar até dois representantes. Além dessa oficina de abril, serão oferecidas duas outras oficinas ao longo do ano.

As despesas com transporte e hospedagem em Brasília são de responsabilidade dos participantes. As inscrições podem ser feitas aqui

Reportagem – Paula Bittar
Edição – Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.