Política e Administração Pública

Rodrigo Maia defende reforma do Estado para modernizar o Brasil

01/02/2019 - 19:26  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
2ª Sessão Preparatória destinada à eleição dos membros da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para o biênio 2019/2020. Candidato à presidência da câmara, dep. Rodrigo Maia (DEM-RJ)
Rodrigo Maia: a renovação recorde na Câmara dos Deputados chama atenção para a necessidade de modernização

Atual presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou que, passados 30 anos de redemocratização, o Brasil foi “capturado por interesses de corporações públicas e privadas”, o que comprometeu as despesas e deixou o País sem capacidade de investimento.

“De cada R$ 100 do nosso orçamento, R$ 94 são de despesas obrigatórias que não podemos cortar. E se organizarmos a despesa, vamos enfrentar essa extrema pobreza vergonhosa e garantir recursos para saúde, educação e para a segurança pública”, disse.

Maia concorre a um novo mandato afirmando que a renovação recorde na Câmara dos Deputados chama atenção para a necessidade de modernização, palavra que repetiu diversas vezes.

“Nós que renovamos nossos mandatos precisamos compreender que é momento de renovação e, para isso, precisamos de muita clareza do que fazer, mas há uma palavra que precisa ser o mantra: modernizar o Poder Legislativo, modernizar as leis, modernizar o Poder Executivo”, declarou.

Ele defendeu ainda o diálogo com todos os deputados e disse que, entre os aprendizados do período em que conduziu a Casa, está a necessidade de consenso para reformar o Estado brasileiro. “Se não reformarmos o Estado brasileiro, nem esquerda, nem direita, nem prefeitos nem governadores conseguirão mudar o País”, disse.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.