Política e Administração Pública

Entenda as funções dos líderes

28/01/2019 - 12:31  

Durante as votações, cabe ao líder expressar a opinião de quem ele representa: o partido, o bloco parlamentar, o governo, a oposição, a Maioria ou a Minoria. Em geral, o líder da Maioria representa os interesses do governo, e o da Minoria, a oposição.

O líder também participa do colégio de líderes – órgão que, entre outras atribuições, define a pauta de votações do Plenário.

Além de nortear a discussão e a votação de propostas, os líderes acumulam uma série de atribuições importantes. No Plenário, cabe ao líder orientar a bancada quanto ao voto; falar pela bancada no período destinado às comunicações das lideranças; e inscrever integrantes da bancada no horário destinado às comunicações parlamentares.

Nas comissões, os líderes têm a prerrogativa de encaminhar as votações e pedir a verificação do quórum para validar uma determinada votação, mesmo que não seja integrante da comissão.

Também compete aos líderes registrar os candidatos do partido ou bloco para concorrer aos cargos da Mesa Diretora; e indicar os parlamentares para compor as comissões e, a qualquer tempo, substituí-los. São eles ainda que indicam os candidatos a presidente das comissões a que tem direito seu partido/bloco.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.