Política e Administração Pública

Deputados de Roraima defendem intervenção federal no estado

11/12/2018 - 19:47  

Deputados de Roraima defenderam o pedido de intervenção federal no estado (MSC 703/18), que está em análise no Plenário da Câmara.

O deputado Edio Lopes (PR-RR) avaliou que a intervenção é um remédio “muito duro”, mas que deve ser aplicado por conta da situação atual do estado.

O Poder Executivo determinou intervenção federal em Roraima até 31 de dezembro. O interventor é o governador eleito nas últimas eleições de outubro, Antonio Denarium (PSL). Ele vai substituir a governadora Suely Campos (PP) no comando do estado, que passa por uma crise na segurança pública, com paralisação de servidores da área em protesto pelo atraso de salários e tensão em presídios locais, dominados por facções criminosas.

Lopes disse que a crise atual de Roraima não tem paralelos. “O estado fechou todas as escolas no interior por seis meses, houve um colapso no setor da educação. A intervenção é mais do que necessária, mais do que urgente, para restabelecer a ordem naquele estado”, disse.

O deputado Jhonatan de Jesus (PRB-RR) lembrou que Roraima já não paga salários. “O governador eleito, além de herdar uma despesa sem tamanho, terá uma dificuldade tremenda se não tiver ajuda da União”, disse.

Críticas
A proposta é criticada principalmente por parlamentares do PCdoB. O deputado Eron Bezerra (PCdoB-AM) afirmou que a medida pode abrir um precedente. “Se isso vira moda, amanhã municípios e estados terão intervenções sob o único argumento de que há um caos. E caos é fácil de fabricar com uma greve de policiais, do Judiciário, entre outros”, argumentou.

Mais informações a seguir

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MSC 703/2018

Íntegra da proposta