Política e Administração Pública

Relator apresenta parecer favorável ao decreto de intervenção em Roraima

11/12/2018 - 19:00  

O deputado Hiran Gonçalves (PP-RR) apresentou parecer favorável à Mensagem 703/18, do Poder Executivo, que submete ao Congresso Nacional o Decreto 9.602/18, determinando a intervenção federal no estado de Roraima até 31 de dezembro deste ano.

O decreto nomeia como interventor o governador eleito nas últimas eleições de outubro, Antonio Denarium (PSL). Ele vai substituir a governadora Suely Campos (PP) no comando do Poder Executivo do estado, que passa por uma crise na segurança pública, com paralisação de servidores da área em protesto pelo atraso de salários e tensão em presídios locais.

Secretários
Gonçalves explicou que o presidente da República, Michel Temer, indicou dois secretários para o Executivo do estado. Na Secretaria da Fazenda, ficará o general Eduardo Pazuello, que atualmente coordena a operação de migração venezuelana.

Na Secretaria da Segurança Pública, ficará Paulo Costa, que já atua como interventor no sistema prisional de Roraima após um acordo entre o estado e a União, feito em novembro, para que a administração dos presídios estaduais ficasse sob gestão federal até 31 de dezembro.

Devido ao bloqueio de recursos a receber pelo estado, houve rebeliões nas prisões por falta de comida, cujo fornecimento foi suspenso pela empresa fornecedora por falta de pagamento de R$ 5 milhões.

Mais informações a seguir

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MSC 703/2018

Íntegra da proposta