Política e Administração Pública

Conheça aplicativos que ajudam o cidadão a se engajar na política local

20/06/2018 - 15:16  

Em audiência pública na Comissão de Legislação Participativa nesta quarta-feira (20), foram apresentadas algumas iniciativas que permitem que o cidadão se engaje na política local.

O vereador da Câmara Municipal de Belo Horizonte (MG) Gabriel Azevedo, do PHS, disse que a tecnologia permite que ele dirija seu mandato para as demandas do cidadão. Ele é criador do aplicativo “Meu vereador”, que tem 5.504 usuários ativos.

Pelo aplicativo, é possível não só acompanhar votações, como marcar uma reunião com o vereador. Além disso, é possível tirar, por exemplo, uma foto de um buraco numa via pública e enviar para o vereador ajudar na solução do problema. Das 2,5 mil demandas recebidas pelo aplicativo, 1,8 mil foram resolvidas, conforme Gabriel. O usuário do aplicativo também pode acompanhar os gastos do parlamentar, receber notificações sobre votações e pode ainda opinar sobre essas votações.

O diretor-executivo do aplicativo brasileiro "Colab", Gustavo Mais, mostrou que a tecnologia pode ajudar a população a se engajar também nos problemas urbanos. O Colab ajuda o cidadão a se conectar com sua prefeitura e, em 2013, foi eleito o melhor aplicativo do mundo, pela organização New Cities Foundation. Mais de 100 prefeituras brasileiras são clientes do aplicativo hoje. A plataforma está sendo usado, por exemplo, pela prefeitura de Campinas para consultar a população sobre projetos a serem implementados na cidade e sobre o orçamento participativo.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.