Política e Administração Pública

Partidos de oposição obstruem discussão sobre mudança em regras do pré-sal

19/06/2018 - 17:23  

Partidos contrários ao governo Temer anunciaram obstrução à análise da proposta (PL 8939/17) que permite à Petrobras renegociar até 70% de seus direitos de exploração de petróleo do pré-sal na área cedida onerosamente pela União por meio de lei específica em 2010.

A Lei 12.276/10 autorizou a União a repassar diretamente a sua estatal, sem licitação, uma área na Bacia de Santos (SP) ao valor de R$ 74,8 bilhões. A medida foi realizada em conjunto com o processo de capitalização da Petrobras, com emissão de novas ações.

Essa cessão para a Petrobras é limitada até se alcançar a extração de 5 bilhões de barris equivalentes de petróleo.

O deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) disse que as empresas multinacionais pressionam pela mudança na regra porque a bacia tem potencial maior do que o previsto. “É certo que existem 15 bilhões de barris de petróleo, por isso não é adequado que uma política excepcional à capitalização da Petrobras seja estendida às petroleiras internacionais”, disse.

O deputado Glauber Braga (Psol-RJ) criticou duramente a medida. “Enquanto rola a Copa, aqui no Plenário o que está rolando é uma tentativa de roubo à população brasileira de bilhões de barris de petróleo para atender aos interesses das multinacionais. Serão entregues com risco zero para as empresas internacionais”, denunciou.

A fala foi hostilizada pelo deputado Esperidião Amin (PP-SC). “A retórica não pode prevalecer aqui no Plenário. É um procedimento fascista se imputar a outrem uma acusação infundada. Quando houver roubo, que se acuse e se diga que roubo aconteceu”, afirmou.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, pediu que as acusações sejam retiradas das notas taquigráficas.

Mais informações a seguir


Assista ao vivo à sessão do Plenário

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8939/2017

Íntegra da proposta