Política e Administração Pública

Morre o deputado Rômulo Gouveia, 4º secretário da Câmara

Presidente Rodrigo Maia lamenta a morte e diz que Gouveia foi um parlamentar incansável na defesa do seu estado

13/05/2018 - 15:00  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Homenagem às Santas Casas, aos Hospitais e às Entidades Filantrópicas na Área de Saúde no Brasil. Dep. Rômulo Gouveia (PSD - PB)
Gouveia presidindo sessão do Plenário

 Morreu na madrugada deste domingo (13) o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD), em Campina Grande (PB). Segundo a assessoria de imprensa do parlamentar, ele teve um infarto. Gouveia era o 4º secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

Depois de uma semana internado para tratar uma infecção urinária, ele havia recebido alta na noite de sábado. Ao sentir os sintomas do infarto, o deputado foi levado novamente para o hospital, mas não resistiu.

O velório acontece desde o meio-dia deste domingo na Câmara Municipal de Campina Grande. À noite, o corpo segue para o Cemitério Campo Santo da Paz, em Campina Grande, onde o velório continuará até as 16h desta segunda-feira (14), quando será sepultado. O velório é aberto ao público.

Parlamentar incansável
O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, divulgou nota de pesar em seu Twitter. “Recebo com tristeza a informação do falecimento do nosso quarto-secretário, deputado Rômulo Gouveia. Meu colega nas últimas duas legislaturas, ele foi um parlamentar incansável na defesa do seu estado, a Paraíba. Minha solidariedade à família”, afirmou.

O presidente Michel Temer também lamentou a morte no Twitter: “Com muita tristeza soube da morte prematura de Rômulo Gouveia. Um parlamentar com experiência e espírito público notáveis. Outra qualidade, a capacidade de diálogo, fará muita falta nos dias atuais. Minhas condolências aos familiares e amigos.”

Luto
O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, assinou decreto de luto oficial de três dias em razão do falecimento do ex-vice-governador. "O falecimento de Rômulo Gouveia deixa uma imensa lacuna na política do Estado e enluta os cidadãos e cidadãs de Campina Grande e de toda Paraíba. Nossos sinceros sentimentos", disse em nota.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, também decretaram luto oficial de três dias pelo falecimento do deputado. Em nota, o gestor da capital ressaltou a trajetória do deputado, que “sabia como poucos unir trabalho e compromisso com as pessoas".

Perfil
Gouveia foi vereador de Campina Grande, presidente da Câmara Municipal, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, além de vice-governador do estado.

Foi administrador, bacharel em Direito e funcionário público, foi presidente da Sociedade de Amigos de Bairro (SAB) do Jardim Tavares, em Campina Grande, e da União Campinense de Equipes Sociais UCES).

Em 1989, foi convidado para ocupar o cargo de coordenador da Merenda Escolar da 3ª Região de Ensino, em Campina Grande, e depois diretor regional da Companhia Estadual de Habitação Popular, em 1991, até entrar na política, em 1992, quando foi eleito vereador. 

Com a morte do deputado, deve assumir o suplente da coligação Marcondes Gadelha (PSC).

Da Redação - WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.