Política e Administração Pública

Criada comissão externa para verificar as condições em que o ex-presidente Lula está preso em Curitiba

18/04/2018 - 13:02  

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, autorizou na terça-feira (17) a criação de uma comissão externa para que deputados possam verificar as condições em que se encontra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. A comissão, composta por dez parlamentares, não terá custo para a Câmara.

No documento em que pede a criação do colegiado, os parlamentares afirmam que alguns fatos justificam a visita, como áudio captado no voo que levou Lula a Curitiba sugerindo que o ex-presidente seja jogado do avião. “Decisões arbitrárias de isolamento do ex-presidente ferem princípios básicos dos direitos humanos”, afirmam.

Entre os parlamentares que participarão da diligência estão Paulo Pimenta (PT-RS), o coordenador, e André Figueiredo (PDT-CE), Bebeto (PSB-BA), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), José Guimarães (PT-CE), Ivan Valete (Psol-SP), Orlando Oliveira (PCdoB-SP), Paulo Teixeira (PT-SP), Wadih Damous (PT-RJ) e Weverton Rocha (PDT-MA).

Visita
Ontem, um grupo de integrantes da Comissão de Direitos Humanos do Senado visitou Lula após autorização da Justiça. Os 11 senadores que participaram da diligência reconheceram que as instalações na Polícia Federal são adequadas, mas criticaram o isolamento do ex-presidente.

Reportagem - Luiz Gustavo Xavier
Edição - Ralph Machado
Com informação da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.