Política e Administração Pública

Conselho de Ética define relatores de três novos processos

03/04/2018 - 08:11  

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar reúne-se às 14h30 para instaurar mais três processos apresentados pelo PR, desta vez contra os deputados Ivan Valente (Psol-SP) e Erika Kokay (PT-DF) por injúria e difamação contra o Presidente da República; e contra o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) por apologia ao uso de drogas e perversão sexual.

Após a instauração, devem ser apresentados os pareceres de outros quatro processos por quebra de decoro parlamentar.

O deputado Hiran Gonçalves (PP-RR) vai apresentar seu relatório sobre a representação do Psol e da Rede que pede a perda do mandato do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), investigado pela Polícia Federal por crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa e ameaça.

A Rede também pede a cassação dos mandatos de outros três deputados, que estão presos: Paulo Maluf (PP-SP), condenado pelo Supremo Tribunal Federal a sete anos e nove meses de reclusão e perda do mandato por crime de lavagem de dinheiro; Celso Jacob (PMDB-RJ), condenado pelo STF a sete anos e dois meses em regime semiaberto por crimes de falsificação de documento público e dispensa irregular de licitação quando era prefeito de Três Rios (RJ); e João Rodrigues (PSD-SC), condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região a cinco anos e três meses de reclusão pelos crimes de fraude e dispensa irregular de licitação quando era prefeito de Pinhalzinho (SC).

O deputado João Marcelo Souza (PMDB-MA) é o relator do processo contra Maluf, que está afastado do mandato.

O deputado Sandro Alex (PSD-PR) é o relator da representação contra Celso Jacob. Já o processo contra João Rodrigues é relatado pelo deputado Ronaldo Lessa (PDT-AL).

A apresentação desses pareceres está marcada para as 15 horas, no plenário 11.

Da Redação

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: REP 19/2018