Política e Administração Pública

Deputado do Psol critica projeto que pune exercício ilegal da profissão de engenheiro

27/03/2018 - 18:07  

Assista ao vivo

O deputado Glauber Braga (Psol-RJ) criticou há pouco, em Plenário, o Projeto de Lei 6699/02, que altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) para tornar crime contra a saúde pública o exercício ilegal das profissões de engenheiro, arquiteto e agrônomo.

Segundo ele, o projeto vai ao encontro da lógica que propõe o combate ao crime com aumento de pena. “O Brasil ainda tem uma ideia errada de que, aumentando a punição para algumas condutas, resolve o problema. Eu pergunto: aumentar a punição para determinados crimes deixará as pessoas mais seguras? Não vai”, criticou.

Braga defendeu a retirada de pauta do projeto. “A gente quer discutir com a sociedade essa que é a lógica do estado penal, policial, punitivo. Existe uma outra discussão, que tem que ser feita na área de engenharia pública”, completou.

Apesar de também se manifestar contra a lógica de combate à violência por aumento de pena, a deputada Erika Kokay (PT-DF) defendeu o projeto. Segundo ela, é importante assegurar uma punição para quem exerce ilegalmente as profissões de engenheiro, arquiteto e agrônomo.

“Concordo com o Psol que é preciso repensar essa lógica. Se combate violência é com escola. Colocar o recrudescimento penal como solução já está provado que não funciona”, disse a deputada.

Mais informações a seguir

Acompanhe a transmissão ao vivo também no canal oficial da Câmara dos Deputados no You Tube

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6699/2002

Íntegra da proposta