Política e Administração Pública

Oposição impôs 8 horas de obstrução à denúncia contra Temer e ministros

25/10/2017 - 17:39  

Assista ao vivo

A estratégia da oposição de não marcar presença na sessão plenária adiou em mais de oito horas o início da votação do pedido para que o presidente da República, Michel Temer, e ministros sejam processados por organização criminosa e obstrução de Justiça (SIP 2/17).

A sessão começou às 9 horas e só teve a fase de votações iniciada por volta das 17 horas. Mesmo assim, o processo de obstrução ainda não foi encerrado completamente.

Os deputados favoráveis à investigação de Temer resolveram dar presença na sessão, mas recorrem ao tempo reservado à fala de líderes para adiar ainda mais a votação.

O líder da Minoria, deputado José Guimarães (PT-CE), comemorou a estratégia. Segundo ele, o adiamento da votação mostra a união dos partidos contrários ao governo Michel Temer. Ele adiantou, no entanto, que a oposição talvez não tenha os 342 votos necessários para que Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria de Governo) sejam julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “Os partidos de esquerda e progressistas saem hoje vitoriosos. É claro, é uma batalha, mas construímos um processo importante”, disse Guimarães.

A líder do PCdoB, deputada Alice Portugal (BA), disse que o adiamento tem a intenção de ampliar a audiência da sessão de votação da denúncia. “Os trabalhadores e os estudantes não poderiam visualizar quem é quem neste processo. Mas, a partir de agora, o povo brasileiro estará acompanhando o voto de cada um dos senhores e das senhoras”, declarou.

Defesa
Durante todas as oito horas de sessão em que a oposição se absteve de participar do Plenário, os microfones foram dominados por deputados governistas, que atacaram a denúncia e defenderam Michel Temer e, especialmente, os resultados econômicos do governo.

Vice-líder do governo, o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) criticou a oposição por não comparecer ao Plenário, acusando-a de “covarde”. Já o deputado Mauro Pereira (PMDB-RS) disse que as delações que foram base para a denúncia são mentirosas. Ele ressaltou que, após o término do mandato, Temer poderá se defender na Justiça.

O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) foi o único a defender em Plenário a autorização para que o STF abra o processo. “O apoio do PSDB ao governo é pelas reformas e esse apoio continua”, disse Macris. “Eu me posiciono favorável à investigação do presidente Michel Temer pelo STF, e é o Supremo que vai decidir, não esta Casa”, completou.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, chegou a pressionar o Plenário em defesa do quórum. Ele anunciou que estaria disposto a encerrar a sessão e adiar a votação do pedido de processo contra Temer para não prolongar a sessão indefinidamente à espera do número mínimo para o início das votações.

Mais informações a seguir

Acompanhe a sessão também pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: SIP 2/2017

Íntegra da proposta