Política e Administração Pública

Deputados criticam existência de três comissões simultâneas sobre reforma

16/05/2017 - 20:18  

Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Lucio Vieira Lima (PMDB - BA)
Deputado Lucio Veira Lima deverá presidir também nova comissão sobre reforma política

Deputados da Comissão Especial da Reforma Política criticaram nesta terça-feira (16) a existência de três comissões sobre o tema. Dois colegiados que analisam propostas de emenda à Constituição (PEC) sobre pontos da reforma devem ser instalados nesta quarta-feira (17).

Uma das comissões é para analisar a PEC 77/03, do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) e outros, que acaba com a reeleição majoritária, determina a coincidência das eleições e a duração de cinco anos dos mandatos para os cargos eletivos, nos níveis federal, estadual e municipal, nos Poderes Executivo e Legislativo.

A segunda (PEC 282/16), do Senado, proíbe as coligações entre legendas nas eleições proporcionais a partir de 2020 e estabelece cláusula de desempenho para o funcionamento parlamentar dos partidos, em 2018.

O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) afirmou que é necessário articulação dos presidentes das três comissões para compatibilizar os trabalhos. “Tenho medo de um processo esquizofrênico.”

Segundo Orlando Silva (PCdoB-SP), é importante se esforçar para integrar o debate. “Precisa haver uma sincronia desse movimento e diálogo com o Senado e com os dirigentes dos partidos para reduzir o conflito, e o esforço não dar com os burros n’água”, disse.

Economia processual
O presidente da comissão especial, deputado Lucio Vieira Lima (PMDB-BA), afirmou que o texto de Marcelo Castro será usado apenas por economia processual para incorporar um novo relatório para mudanças constitucionais.

“Fiz o apelo para repetir as indicações para a PEC 77, que vai servir de mecanismo, de atalho jurídico para o que queremos ter.” Vieira Lima, que também deve presidir a nova comissão, solicitou aos membros do colegiado que sejam indicados para integrá-la e, assim, continuarem o debate.

Para o relator da comissão da reforma política, deputado Vicente Candido (PT-SP), não haverá tanta dificuldade em fazer as novos colegiados chegarem a textos complementares. “Adequando o texto e tendo o entendimento entre nós, acredito que um seja complementar do outro. Não terá problema.”

A existência de três comissões reforça o fato de que a reforma política ocupou espaço na agenda do Congresso e da sociedade, avaliou Candido.

Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.