Política e Administração Pública

Júlio Delgado critica candidatura de Rodrigo Maia à presidência da Casa

02/02/2017 - 13:26  

Em sua fala na sessão de eleição da nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), candidato à presidência da Casa, criticou a candidatura à reeleição do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que assumiu o cargo em julho passado, em substituição a Eduardo Cunha. Na avaliação de Delgado, o candidato fluminense faltou com a palavra de cumprir um mandato tampão.

“Corremos o risco de abrir um precedente perigoso com a eleição de um candidato sub judice que pode trazer consequências para este Parlamento”, disse após ler decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello, que negou nesta quarta (1º) liminar que questionava a constitucionalidade da candidatura de Maia. Na decisão, o ministro afirmou que se tratava de uma questão interna corporis.

Júlio Delgado optou por não apresentar propostas em seu discurso. As propostas dos candidatos, disse, são sempre as mesmas: colocar a TV Câmara para acompanhar o trabalho dos deputados nos fins de semana ou pautar os projetos de parlamentares para votação em um dia específico, como exemplificou. “Isso é o comum, é o que a gente ouve”, disse o deputado, que disputa pela terceira vez o cargo de presidente da Câmara.

Em vez disso, Júlio Delgado disse estar preocupado com o Parlamento, que tem sua imagem deteriorada. Individualmente, disse, os deputados são bem avaliados em suas bases. No entanto, a avaliação do Poder Legislativo como um todo é que é negativa. O parlamentar disse ser íntegro, autêntico, leal e companheiro.

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.