Política e Administração Pública

Maia diz que candidatura oficial à Presidência da Câmara ainda não está madura

04/01/2017 - 19:52  

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse nesta quarta-feira (4) que não é a hora de oficializar sua candidatura à reeleição ao cargo.

“Se eu entender que a minha candidatura representa um caminho de harmonia na relação entre os poderes e, principalmente, no Plenário da Câmara, que até julho do ano passado tinha virado um campo de guerra, pode ter certeza que a candidatura estará madura”, afirmou.

Gilmar Felix / Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara, dep. Rodrigo Maia (DEM-RJ) concede entrevista
Rodrigo Maia: "Temer, de forma nenhuma, interferiu ou vai interferir no processo eleitoral na Câmara"

O líder do PSDB, deputado Antonio Imbassahy (BA), pediu que Maia oficializasse a candidatura o quanto antes. “O encaminhamento do PSDB hoje e de outros partidos nos próximos dias vão amadurecer e estimular minha decisão”, declarou Maia.

Sem interferência
Rodrigo Maia, que esteve nesta quarta com o presidente da República, Michel Temer, negou que tenha ido buscar apoio do Planalto para uma eventual candidatura. “O presidente Temer, de forma nenhuma, interferiu ou vai interferir no processo eleitoral na Câmara.”

Segundo Maia, a conversa com Temer tratou sobre a melhor estratégia para a base do governo na votação da reforma da Previdência (PEC 287/16), além da crise de violência no País – em particular o massacre de presos em Manaus – e a crise econômica dos estados.

Supremo
Para o presidente da Câmara, o Supremo Tribunal Federal (STF) vai respeitar a decisão dos 513 deputados na eleição de 2 de fevereiro. Há uma ação protocolada no STF que pede a inconstitucionalidade da possível candidatura de Maia. O argumento é que a Constituição Federal e o Regimento Interno da Casa proíbem reeleição de membros da Mesa Diretora para o mesmo cargo dentro do mesmo mandato.

“A minha candidatura, na hora que ficar madura, vai ter um arco de alianças. Se isso acontecer, será mostrado para a sociedade e o Supremo que a Casa quer decidir a partir do voto das deputadas e dos deputados”, comentou Maia.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 287/2016

Íntegra da proposta